Grato pela visita e interesse na Musicness. Fui um adolescente inquisitivo, aventureiro e sempre gostei de música e de aprender coisas novas. Aos 18 anos comprei uma bateria e saí sozinho do interior de São Paulo rumo ao 1º Rock in Rio naquele mesmo ano.

Com 20 anos me mudei para a terra da música, Londres/Inglaterra, retornando ao 23 anos depois. Ali fui picado pelo bichinho da indústria da música no qual iniciei carreira em 1988, desde então venho estudando, palestrando, lecionando, consultando… nesse tal de Music Business. Sou pós-graduado em Music Business Management pela Buckinghamshire New University e ex-professor (2008/2010) de Music Business Management da > ESE (European School of Economics) < em Londres.

Agreguei mais de 30 anos de experiência em vários setores da indústria da música e meus passatempos favoritos incluem: edição musical, consultoria, music branding, sincronização, gravação, eventos, produção executiva, licenciamento, venda, marketing, distribuição digital, parceiras com marcas, aquisição de conteúdo musical etc em âmbito nacional e internacional.

Em 2005, no primeiro aniversário de minha extinta gravadora levei um prêmio de inovação em A&R pelo Midem (maior e mais importante feira de music business do mundo – na ocasião um de nossos artista se apresentou no Palais de Festival em Cannes na França).Em 2013 tive a honra de ser incluído na lista dos 50 executivos mais inovadores do mercado de comunicação e marketing do Brasil pelo grupo Meio e Mensagem pela iniciativa a frente da Sync Originals (minha segunda a sexta).

Hoje, me dizem os colegas de trabalho, sou lembrado como um consultor de negócios criativos da música, um facilitador, apoiando indivíduos, equipes e organizações com estratégia e inovação via educação e consultoria na economia criativa. No Brasil desde 2010, venho dedicando meus sábados à Musicness. 

Estou mais em meu Linkedin do que no Facebook, e curto dar palestras para os mais diversos públicos (Path Festival/Sebrae/Universidades/Agências de Publicidade, Prêmio Profissionais da Música, Brasil Music Trends, Anhembi Morumbi, House of Learning…), assim como contribuir com blogs e trocar conhecimentos sobre music & brands. Atuo também como consultor de Music Business para empresas nacionais e internacionais atuando e/ou entrando para o negócio da música como a Zvooq: Rússia (Plataforma de Streaming) [][] MJM: Alemanha (Distribuidora Digital) [][] Apparel: Itália (Gravadora) [][] NetShow.Me: Brasil (Plataforma de Transmissão) [][] Galeão Music: Brasil (Gravadora) e outras, incluíndo artistas independentes.

Obrigado pela visita. A seguir (em sala de aula) cenas dos próximos capítulos de sua carreira na indústria da música… 🙂

Foto by: Zé Carlos Barretta | Cortesia Folha de São Paulo