Como Entrar para a Indústria da Música

Empresários da música promovem músicas de um artista ou de uma gravadora através de álbuns, turnês, promoções e muito mais. Os empresários de sucesso tiram proveito de sua experiência e paixão pela música. A maioria deles recebe uma porcentagem dos lucros do artista, portanto, eles devem ser especialistas experientes em negócios com um bom olho para o marketing. Se você quiser iniciar uma carreira na indústria da música e se tornar um empresário nesse ramo, você precisará se tornar um especialista no meio musical e aprender como motivar e promover novos artistas. Leia este artigo para descobrir como entrar na indústria da música.

Passos

  1. Imagem intitulada Get Into Music Management Step 1
    1

    Desenvolva paixão pela música. De acordo com os empresários experientes, uma paixão pela música, um gênero e/ou uma banda será o que irá guiá-lo para se tornar um empresário musical. Vá a shows e decida qual tipo de música você quer promover.
  2. Imagem intitulada Get Into Music Management Step 2
    2

    Tenha uma personalidade extrovertida. Como empresário musical, você precisará ser um advogado, um negociador de contratos e uma autoridade na música de sua banda. Desenvolva natureza social que lhe ajude a fazer contatos e comercializar no meio musical.
  3. Imagem intitulada Get Into Music Management Step 3
    3

    Faça aulas para aprender a gerir negócios. Empresários da música também devem desenvolver suas sensibilidades nos negócios, por meio de aulas, cursos técnicos ou bacharelados com foco em administração de empresas. Empresários musicais ganham o seu dinheiro a partir de uma porcentagem dos lucros de quem representam, sendo assim, é extremamente importante ser bom em realizar negócios de sucesso.

    • Considere procurar um curso de bacharelado que inclua gestão de música. Alguns músicos são bacharéis em artes plásticas, com ênfase na gestão de música. Algumas faculdades oferecem bacharelado em gerenciamento de música ou em gestão da indústria musical.
  4. Imagem intitulada Get Into Music Management Step 4
    4

    Leia revistas, livros, jornais e sites do meio musical. Leia a Billboard, Rolling Stone, Variety, Pollstar e blogs e livros escritos por empresários atuais e antigos. Depois de algum tempo lendo as notícias da indústria, você será suficientemente conhecedor do meio para começar a fazer seus primeiros contatos.
  5. Imagem intitulada Get Into Music Management Step 5
    5

    Obtenha um trabalho de iniciante na indústria da música. Você pode precisar se mudar para São Paulo, Rio de Janeiro ou alguma outra grande cidade a fim de aumentar suas chances de conseguir um emprego. Algumas gravadoras e agências de talentos selecionam seus empregados levando em consideração suas “experiências de trabalho” em estágios.
  6. Imagem intitulada Get Into Music Management Step 6
    6

    Suba as escadas da indústria musical. Alternativamente, você pode encontrar um empresário mentor. Passe de 1 a 2 anos mantendo um forte contato com empresários do meio para aprender como eles a reservar locais, passeios, contratos de gravação, promoções e etc.

    • Se quiser encontrar um mentor que concorde em partilhar seus conhecimentos, pode ser preciso que você ofereça em troca o seu tempo integral. Tente negociar o recebimento de um pequeno salário também.
  7. Imagem intitulada Get Into Music Management Step 7
    7

    Comece a representar um artista ou grupo pelo qual você esteja apaixonado. Se você acredita no artista, será bem mais fácil conduzi-los no mundo da música. Comece gerindo a turnê de uma banda local, shows locais ou novo álbum.

    • Faz parte do seu trabalho também aprender a gerenciar as pessoas de uma banda. Você precisará motivar um artista a fazer coisas que o ajudarão na carreira, mesmo que eles não gostem da tarefa. Empresários de artista devem possuir excelentes habilidades interpessoais e ocasionalmente atuam como autoridade.
  8. Imagem intitulada Get Into Music Management Step 8
    8

    Comercialize a música ao invés de tentar encaixá-la em uma área ou local. A maioria dos músicos possui um apego pessoal à sua arte. Você irá obter mais sucesso pesquisando o público certo do que tentando fazer o artista mudar seu estilo.
  9. Imagem intitulada Get Into Music Management Step 9
    9

    Assuma novos artistas à medida que desenvolve seus contatos. Você terá que aprender a fazer malabarismos para administrar diferentes tarefas, por isso contrate funcionários assim que for capaz de supervisionar mais grupos. No entanto, você pode optar por permanecer sempre como um gerente autossuficiente ao invés de criar uma agência de talentos ou entrar para uma empresa musical.

    • No final das contas, iniciar uma boa carreira na indústria da música pode depender do seu sucesso com em suas primeiras representações. Se você for capaz de conduzi-los a ganhar dinheiro e sucesso, provavelmente você receberá mais contratos ou uma porcentagem maior dos lucros.

Materiais Necessários

  • Paixão pela música
  • Cursos de gestão de negócios
  • Blogs, revistas e livros sobre a indústria da música
  • Habilidades sociais
  • Trabalho de iniciante na indústria musical
  • Empresário musical mentor
  • Marketing
  • Funcionários

Fonte: WikiHow